Rua Irma Benwarda, 53 - 2º Andar - Centro - Florianópolis - SC - 88015-270

Mastologia

A mastologia é a área da medicina voltada à saúde das mamas,  responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e lesões que acometem as glândulas mamárias. Conheça as principais patologias que atingem essa região:
 
Cistos mamários

Os cistos são alterações benignas que na maioria das vezes não evoluem para um câncer e surgem devido aos estímulos hormonais da mulher.
Podem fazer parte da "displasia mamária". Seu diagnóstico é obtido pelo exame físico na paciente, pela ultrassonografia ou mamografia e não há, na grande maioria das vezes, necessidade de cirurgia para sua retirada. Algumas vezes, realiza-se a punção para alívio e conforto da paciente.

Fibroadenoma

O fibroadenoma é um nódulo benigno que mede, normalmente, até dois centímetros. É uma lesão sólida, com bordas lisas e móvel, o que torna sua identificação mais fácil. Atinge mulheres jovens, entre 15 e 35 anos. Após identificado, são necessários exames complementares para verificar a necessidade de retirada ou não do nódulo. Os fibroadenomas simples geralmente requerem apenas acompanhamento, já os fibroadenomas gigantes ou juvenis podem necessitar de exérese devido ao seu crescimento.

Mastalgia

A mastalgia é a dor mamária. É um problema que afeta muitas mulheres e ocorre, principalmente, no período menstrual e pré-menstrual. Sua causa pode estar  relacionada a estímulos hormonais, estresse, retenção líquida e uso de alguns medicamentos.

Ingurgitamento mamário

Quando a produção do leite é maior que o consumo do bebê, o leite pode permanecer nos ductos mamários por mais tempo, desencadeando o ingurgitamento mamário ou popularmente chamado de "leite empedrado''. Embora provoque incômodo, em geral é simples de resolver: compressa fria e massagens delicadas no local endurecido e ordenha das mamas. O mais importante, nesses casos, é verificar a pega adequada do recém-nascido.

Câncer de mama
É o câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Atualmente, tem grande chance de cura quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada.  É  representado pelo aparecimento de nódulo indolor, duro e irregular. Outros sintomas comuns são edema ou retração da pele, dor, inversão do mamilo, hiperemia, secreção papilar e descamação do mamilo.

Fique atenta!
O auto-exame serve para o conhecimento do nosso corpo. Pode ser o primeiro passo para o diagnóstico de doenças mamárias. Durante o exame você deve observar:
- Deformações ou alterações no formato das mamas;
- Abaulamentos ou retrações;
- Feridas ao redor do mamilo;
- Caroços nas mamas ou axilas;
- Secreções pelos mamilos.


Manter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos contribuem significativamente para a sua saúde. Lembre-se de ir ao médico anualmente para um "check-up".